Estados da Antiguidade Oriental


OS ESTADOS TEOCRÁTICOS DA ANTIGUIDADE ORIENTAL

As principais civilizações da Antigüidade oriental são a suméria, assíria, acadiana, egípcia, hebraica, fenícia, hitita e persa. Os cretenses, apesar de estarem localizados no ocidente, apresentam características comuns a outros povos da Antigüidade oriental. Entre as primeiras civilizações destacam-se a do Egito ( 4.00 a 525 a.C) e da Mesopotâmia ( 4.00 a 539 a.C).

Características:
A economia era agrícola de excedente, fundada em relações sirvis de trabalho, na qual a parte da produção se destinava ao rei, considerado senhor de todos os habitantes e de todas as propriedades.

A sociedade estava estruturada na economia servil e na organização política teocrática. Assim, no Egito hierarquizava-se de cima para baixo do Faraó (rei), nos sacerdotes, nos escribas, nos guerreiros, nos camponeses.

A organização política relacionava-se a religião. O Estado, que era ao mesmo tempo, o deus, ou representante, tinha a função de proteger seus habitantes e possibilitar suas atividas produtivas construindo grandes obras destinadas ao controle das cheias dos rios.